Sonhos

Vencedor do Prêmio Miryam Muniz - 2009
Sinopse:

O que afinal são os sonhos? De onde vêm? Inspirada em “O Livro do Sonhos”, de Jorge Luis Borges, a peça revela conflitos de personagens que apresentam diversas faces.  São contos, relatos e narrativas em que surgem o inesperado e incontrolável universo do delírio onírico.
Esses conflitos: humor, fantasia, emoção e experiências mágicas são relatos e narrativas em linguagem épica: a representação do inesperado, do incontrolável e do inevitável universo do delírio onírico dos sonhos. O espetáculo traz à cena o realismo fantástico, onde o real e extraordinário coexistem e os sentimentos passam por diferentes mundos e despertam as mais diversas sensações.

Montagem:

Após a pesquisa e o olhar sobre a cultura brasileira e latino-americana de uma forma geral, ou seja, a busca por uma melhor interpretação do mundo em que vivemos neste hemisfério de pobreza e injustiça social, a Companhia Produz Ação Cênica resolveu montar “Sonhos”, uma montagem imbuída de contexto filosófico e artístico através do olhar cênico construído pela Companhia sobre esta multiplicidade dos olhares para o sonho, em espetáculo inspirado na obra prima de Jorge Luis Borges: “O livro dos sonhos”.
Os temas abordados para esta nova investigação foram idealizados dentro do projeto de fomentação filosófica – que se apresenta no formato de seminário - chamado “Trançando Idéias”, o qual a Companhia Produz Ação Cênica realiza desde maio de 2007. A principal razão que resultou no interesse em montar este novo espetáculo foi uma deliciosa palestra conduzida por Marcos Vogel que deixou todos os participantes apaixonados e interessados em pesquisar, principalmente, o tema sonho e suas variantes.
O espetáculo é conduzido pelo mestre, ator e diretor carioca Marcos Vogel, dando origem à nossa nova pesquisa de linguagem, que desde 2008 acompanha as discussões e reflexão para a nova montagem. A realização desta peça é a concretização do sonho do diretor em transformar uma obra-prima de caráter universal em um espetáculo cheio de possibilidades. Com os pés no chão, concluímos que este sonho só se tornaria possível a partir de um longo processo de trabalho.

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Marcos Vogel - Inspirado em “O livro dos Sonhos” de Jorge Luis Borges
Elenco: Carluty Ferreira, Eliane Maris, Genilson Mendes, Patrícia Thomaz e Rogério Alves
Participação especial: Wilma Henriques
Direção musical, arranjos e trilha Sonora: Gilberto Mauro
Preparação Corporal: Chica Reis
Preparação vocal: Ivânia Marinho
Cenografia: Carluty Ferreira
Figurino: Carloman Bonfim
Iluminação: Felipe Cosse Andrade        
Técnico de Som: Maísa Arroyo
Maquiagem: O Grupo
Distribuição de material Gráfico: Romã Produções
Produção Executiva: Hely Rodrigues
Direção de Produção: Carluty Ferreira
Produtor Assistente: Rogério Alves
Assessoria de Imprensa: Adilson Marcelino
Designer Gráfico: 2 pontos
Costureira: Rosali Perdigão
Cenotécnico: Milton César
Adereços: Janaína Starling e Rogério Alves
Transporte de pessoal: Trans Nasser – Marco Aurélio
Secretária: Rosana Márcia Ferreira            
Contabilidade: M. Costa
Fotografia: Ricardo S.G.

Apresentações: