Crianças Invisíveis

Vencedor do “Prêmio SESC/SATED 2009” – Melhor Espetáculo, Ator (Carluty Ferreira) e Atriz (Andrea Baruqui) 

Sinopse:

Conta a história de um grupo de crianças que encontram um garoto deficiente auditivo e no meio de brincadeiras aprendem a falar LIBRAS. É um convite ao mundo das descobertas onde o final, feliz ou não, será sempre verdadeiro.
É um espetáculo infanto-juvenil que trata de conceitos atuais e estimula de forma delicada e divertida a aceitação das diferenças em nossas relações familiares e sociais.
A peça promove a inclusão social destacando o uso da língua de Sinais – A LIBRAS, que é apresentada como importante forma de diálogo.  
Um espetáculo que permite enxergar a criança no adulto e o adulto como criança.

Montagem:

Em novembro de 2008, a “Produz” concluía um workshop de preparação e seleção de atores para o espetáculo Segredo das Encalhadas, e devido ao ótimo processo e ao aproveitamento dos participantes a Cia decidiu montar seu primeiro espetáculo infantil. Convidou o diretor Luiz Hermidas para dirigir a peça e para a preparação do elenco Ana Medeiro e Ivânia Marinho.
Os ensaios eram realizados no espaço da Cia Pierrot Lunar. A pesquisa do universo infantil foi coletiva, pois o diretor procurava a criança interior de cada um, baseando em obras da escritora Nancy Ann Tappe sobre as ”Crianças Índigos”.
Com todo material pesquisado, Carluty Ferreira iniciou a dramaturgia da peça, contando com a colaboração do diretor, das preparadoras corporais e vocais e do elenco, que resultou em um texto moderno, admirado por crianças e por adultos.
O diretor dizia o seguinte: _ “Trabalharemos as virtudes no universo humano que são: amor, coragem, respeito, responsabilidade, perseverança e amizade. Passaremos a acreditar em nossos sonhos e realizá-los pouco a pouco, no cotidiano, com familiares, amigos, com várias pessoas e conosco mesmo. Daí a necessidade de nos percebermos como pessoas, indivíduos sociais e que vivemos com adversidade e diferenças em todos os lugares.

Ficha Técnica:

Texto: Carluty Ferreira
Direção: Luiz Hermidas
Atores: Andrea Baruqui - Ana Rita Gonçalves - Carluty Ferreira - Didi Moreira – Gláucia Silvéria – Patrícia Thomaz e Wander Castro
Preparação corporal: Ana Medeiros
Preparação vocal: Ivânia Marinho
Cenário e figurino: Carluty Ferreira
Preparação de Libras: Tâmara Emiliano
Iluminação: Luiz Hermidas
Técnico de Som: Rogerio Alves
Técnico de Luz: Israel Levi e Léo Campos
Trilha Sonora: Hely Rodrigues e EdCarlos Bonfim
Direção de Produção: Carluty Ferreira
Produção Executiva: Hely Rodrigues
Assessor de Imprensa: Adilson Marcelino
Design Gráfico: Charles Heringer e Marilene Rocha
Costureira: Rosaly Perdigão
Adereços: Carluty Ferreira e Janaina Starling

Apresentações:

30/4 à 18/5/2011 no Teatro Marília -- 8 à 30/1/2011 na 37º Campanha de Popularização do Teatro e da Dança no Palácio das Artes (João Ceschiatti) -- 9 e 10/10/2010 no Anfiteatro do Pátio Savassi -- 6/10/2010 pelo Cena Minas e MTG no Teatro Marília -- 21/8/2010 pelo Prêmio SESC-SATED no projeto SESC Encena no Teatro do SESC Laces de Santa Luzia/MG -- 18/8/2010 pelo Prêmio SESC-SATED no projeto SESC Encena no Teatro do SESC de Governador Valadares/MG -- 21 à 23/7/2010 pela 12º Peça Bis no Teatro Alterosa -- 5 à 8/7/2010 pelo Projeto Cena Minas no Teatro Clube do Oficiais -- 9 à 31/1/2010 na 36º Campanha de Popularização do Teatro e da Dança no Palácio das Artes (João Ceschiatti) -- 9/10/2009 no Teatro Cariúnas -- 29/9/2009 no Centro Cultural Jardim Guanabara -- 24/9/2009 no Museu Histórico Abílio Barreto -- de 4 à 26/4/2009 no Teatro Nossa Senhora das Dores -- 18 e 19/4/2009 no Teatro Alterosa -- 11 e 12/4/2009 no Palácio das Artes (João Ceschiatti)